terça-feira, 17 de março de 2020

MACONHA E SEU EFEITO (2)




A QUÍMICA

Entre 10 a 22 milhões de americanos usam maconha nos Estados 

Unidos da América.

THC = tetrahidrocanabinol, o componente viciante.

No passado a maconha tinha 1 a 6% de THC nas plantas, hoje tem entre 8 a 27%. Interessante essa concentração viciante para o mercado produtor e trafico.

O nome científico é cannabis sativa. Em outros países recebe outros nomes. Ela já era conhecida há pelo menos 5.000 anos sendo utilizada para fins medicinais. Foi descoberta cientificamente, que da maconha é retirado uma substancia que alivia ou abole náuseas e vômitos produzidos por medicamentos anticâncer e tem efeito benéfico em alguns casos de epilepsia. É uma substancia química produzida pela própria maconha, responsável pelos efeitos da planta. A quantidade de THC pode variar com as condições do solo, clima, época da colheita e estação do ano. Ela pode produzir mais ou menos efeitos, isso depende também do organismo de quem a usa, pessoas mais frágeis que usam um pouco e já faz efeito, pessoas mais resistentes ao THC e fumam maior quantidade. A dose que é insuficiente para um pode causar intoxicação para outro. O problema é que em grupo de jovens, no geral todos procuram acompanhar a mesma fumação do outro colocando assim com certeza o grupo no estado de dependência. Para o traficante é sempre interessante mostrar que pouco não dá o "barato”.


segunda-feira, 9 de março de 2020

MACONHA E SEU EFEITO (1)

https://clubedeautores.com.br/livro/maconha-e-seu-efeito




INTRODUÇÃO

Consideram um alívio oque conduz a uma viagem mental. Triângulo das Esmeraldas fica na Califórnia e existe o maior plantio e consumo de maconha já conhecido.
Filmes americanos fazem analogia sobre a liberdade e naturalidade do uso da maconha. Muitos filmes também mostram a facilidade do uso da cocaína. Na verdade a intensão do Governo em liberar o uso da maconha, é a arrecadação de impostos, assim como é feito com os cigarros. Se é um bom negócio para quem planta e para quem trafica, com certeza será um ótimo negócio para quem planta arrecada as taxas dos impostos.
 Mas, porque a maconha é objeto de discussão social tanto nas rodas de convivência dos jovens, nas redes sociais e dentro das igrejas? Porque ela se equipara as religiões onde alguns são adeptos e outros totalmente contra? Ela é realmente medicinal ou prejudicial para a saúde e vida moral?
Antes de votar contra ou favor no seu uso pessoal, seria melhor conhecer quem é realmente a que conhecemos pelos nomes: maconha, cannabis, hashish, mariajuana, canhamu entre outros nomes populares.
Sempre comparam seus efeitos e males com os dos cigarros e bebidas alcoólicas. Os jovens afirmam que esses outros são mais danosos do que a maconha. Isso é o que vamos conhecer. Danosa ou não, os governantes estão poucos preocupados se os cigarros de tabaco,bebidas alcoólicas, hormônios nos animais para abate, agrotóxicos nas plantações, transgênicos que transforma grãos se fazem ou não mal para a população. O importante é movimentar a máquina do capitalismo, importação e arrecadação de impostos. Para que isso aconteça é necessário derrubar as barreiras de concepções arraigadas nos lares e nas religiões que as famílias professam. Para isso manipulam o lado mais frágil da população: os adolescentes.
É por eles que tudo começa.

sexta-feira, 6 de março de 2020

MACONHA E SEU EFEITO


Quero apresentar o livro Maconha e Seu Efeito. Segunda edição, com a criação da capa como sempre de Natália Duarte Chuka. Ele tem formato pocket. Sua comunicação é bem simples para atingir os adolescentes. Escrevi este trabalho com o foco nos jovens que geralmente são enganados pelo "não tem nada a ver, pode fumar". O Governo Federal deveria fazer uma campanha intensa nas escolas públicas, postos de saúde,internet, Tv, em todas as mídias e não o faz. A campanha deveria informar o perigo do uso da droga e o benefício do Canabidiol (componente químico retirado da cannabis), que nada tem a ver com Cannabis Sativa (maconha planta). É uma leitura instrutiva, rápida como a necessidade dos jovens informatizados, que hoje tem resultados imediatos em jogos e apps como Whatsapp. Poderia ser utilizado em trabalho de grupo nas escolas para maior contato com o assunto sem contato com a droga. Está a venda no site www.clubedeautores.com.br